Tratamento Quimioterápico do Câncer de Próstata

ng4631536

Quimioterapia é o tratamento com medicamentos para destruir o câncer, administrados por via intravenosa (injeção numa veia) ou por via oral. A quimioterapia sistêmica é administrada na corrente sanguínea para poder atingir as células cancerígenas em todo o corpo.

A quimioterapia é administrada em ciclos, com cada período de tratamento seguido por um período de descanso, para permitir que o corpo possa se recuperar. Cada ciclo de quimioterapia dura em geral algumas semanas.

Efeitos Colaterais

As drogas quimioterápicas por ser uma terapia sistémica, atuam nas células que se dividem rapidamente, por isso são utilizadas contra as células cancerosas. Porém, simultaneamente outras células no corpo, tais como as da medula óssea, o revestimento da boca e dos intestinos, e os folículos pilosos, também se dividem rapidamente. Estas células também são afetadas pela quimioterapia, levando a efeitos colaterais.

Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem do tipo e da dose das drogas administradas e do período de tempo do tratamento. Estes efeitos colaterais podem incluir:

Alopecia (perda de cabelo).
Inflamações na boca.
Perda de apetite.
Náuseas.
Vômitos.
Diarreia.
Infecções.
Hemorragias ou hematomas.
Fadiga.
Reações alérgicas.

Os efeitos colaterais da quimioterapia são geralmente de curto prazo e tendem a desaparecer com o término do tratamento. Além disso, existem medicamentos que são utilizados durante o tratamento para prevenir ou reduzir os efeitos colaterais provocados pela terapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *