Preparação correta antes dos exames evita erros nos resultados

Preparação correta antes dos exames evita erros nos resultados

images (4)

Ninguém gosta de ter que refazer um exame por causa de falhas no resultado. Na maioria das vezes, contudo, a culpa pode ser do próprio paciente: cerca de 70% a 80% dos erros são consequência da má preparação para o procedimento. Por isso, é fundamental seguir à risca certos cuidados antes da realização de testes.

— Atualmente, os laboratórios contam com equipamentos extremamente modernos para a confecção de exames, o que faz com que o risco de falhas seja mínimo. As principais causas de interferências ocorrem por conta do que chamamos de fase pré-analítica, que compreende a preparação para o processo — diz o patologista clínico Hélio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Laboratório Richet.

Segundo o especialista, o ideal é sempre consultar o laboratório ou o médico antes de qualquer teste. Se a pessoa se der conta de que se preparou inadequadamente, mas não puder adiar o exame, este deve ser feito com a observação das condições em que o paciente se encontrava antes da coleta da amostra, para que isso não implique interpretações erradas de resultados.


09_bem_viver-01_web

 

www.farmasupply.com.br

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/preparacao-correta-antes-dos-exames-evita-erros-nos-resultados-13188550.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *