Pesquisa indica que brócolis ajuda na prevenção de câncer

brocolis-beneficios-582x330

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram: até 2015 surgirão no Brasil aproximadamente 576 mil novos casos e o câncer de pele tipo “não melanoma” será o mais incidente na população, totalizando 182 mil casos novos. Diante deste cenário, medidas que previnam a incidência da doença tornam-se cada vez mais importantes. E se elas vierem em forma de alimentos saudáveis, melhor ainda.

A farmacêutica Patrícia Bachiega indica, como exemplo de “medidas extremamente promissoras e vantajosas”, o consumo de alimentos funcionais. “Eles possuem compostos bioativos, responsáveis por modulações fisiológicas que irão resultar em benefícios ao nosso organismo. Entre os alimentos funcionais, o brócolis é o que tem se destacado quando o assunto é a prevenção do câncer”, afirma Patrícia.

Mestranda pelo programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), a farmacêutica e pesquisadora observou que os excelentes resultados do brócolis na prevenção do câncer podem aliar-se ao selênio. “Sua importância deve-se ao fato deste mineral ser responsável pelo aumento na síntese de enzimas, que apresentam elevada atividade antioxidante, minimizando assim os danos oxidativos”, comenta.

“Mais estudos devem ser conduzidos a fim de avaliar de maneira detalhada os possíveis mecanismos de ação dos compostos bioativos do brócolis, junto ao selênio, a fim de comprovar a eficiência desta união no controle do câncer”, conclui a pesquisadora.

Fonte: O Correio News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *