OMS publica diretrizes para tratamento da hepatite C

04-09-2014HepatitisC

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, nesta quarta-feira (9), suas primeiras diretrizes para o tratamento da hepatite C, uma infecção crônica que afeta entre 130 e 150 milhões de pessoas em todo o mundo. A medida visa a melhorar o acesso a medicamentos mais seguros e eficientes para tratar a doença.

“As novas instruções ajudarão os países a melhorar o cuidado e o tratamento da hepatite C e a reduzir o número de mortes por câncer no fígado e cirrose”, explicou o chefe do Programa Global da OMS sobre a Hepatite, Stefan Wikto.

A publicação das diretrizes coincide com uma oferta crescente de medicamentos orais para o tratamento desta doença, que mata entre 350 e 500 mil pessoas por ano. O apoio da OMS incluirá a assistência e a disseminação de tratamentos acessíveis, mais a avaliação da qualidade de laboratórios e medicamentos genéricos voltados à doença.

“Atualmente, o tratamento para a hepatite C é inacessível para a maioria dos pacientes”, disse o consultor sênior do Departamento da OMS para Produtos e Medicamentos Essenciais para a Saúde, Peter Beyer. “O desafio agora é garantir que todos os que precisam de remédios possam obtê-los.”

Fonte: Onu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *