O que você pode fazer para ajudar um paciente com câncer

É difícil imaginar o câncer em nossa família ou círculo de amizade, mas e se acontecer? Como lidar?

O que você pode fazer para ajudar um paciente com câncer

Algumas palavras bem intencionadas podem chegar no momento errado e criar um mal-estar.

O câncer é uma terrível doença e, se já leva temor as pessoas ao redor, imagine então para a pessoa que está vivendo com a doença.

Pacientes oncológicos de modo geral ficam bastante fragilizados física e emocionalmente, por isso é importantíssimo que se monte uma base de apoio para suporte.

É sempre bom lembrar que não há uma maneira certa ou errada de conversar com o paciente. Cada pessoa é única e o bom senso é sempre o melhor medidor.

Modere a ansiedade

É importante respeitar o espaço do paciente, não queira forçar uma aproximação, o baque da noticia fez a pessoa se isolar.

Provavelmente num primeiro momento a pessoa estará com milhões de dúvidas  e talvez queira processar isso tudo sozinha.

Mantenha-se informado

Procure informações sobre o câncer, pois se manter informado lhe fará entender melhor o tratamento, bem como tudo pelo qual a pessoa está passando.

Ofereça ajuda

Você pode ajudar de muitos formas e até pequenos gestos são importantes.

Como já dissemos, esse é um momento de muita fragilidade e até as pequenas tarefas como preparar um lanche, por exemplo, pode se tornar difícil. mostre-se disponível e pergunte com o que você pode ajudar.

Converse sobre assuntos diversos

Só falar sobre o câncer pode ser extremamente desgastante para os pacientes, então sempre procure integrar outros assuntos as conversas. Fale sobre a sua vida ou sobre coisas interessantes. Caso o paciente queira falar sobre a doença, não tente desviar do assunto. E lembre-se: antes de fazer uma visita sempre ligue antes perguntando o melhor dia e horário.

Demostre apoio

Demostrações de raiva ou frustração são comuns em determinados momentos da doença e isso não tem nada a ver com você. Permita que a pessoa expresse suas reclamações e sentimentos e lhe dê apoio, mesmo que seja em silêncio.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *