Ingestão de analgésicos pode causar intolerância a glúten

Quando as pessoas sentem dor de cabeça, a primeira reação é, por vezes, tomar analgésicos. As drogas se tornaram parte integrante da vida cotidiana e poucos avaliam a possibilidade de efeitos nocivos por causa do uso regular à saúde. O ibuprofeno é conhecido por irritar o intestino e pelo risco de provocar úlceras estomacais. Uma pesquisa descobriu que a substância pode estar ligada também ao desenvolvimento da doença celíaca, intolerância a glúten. As informações são do Daily Mail.

Uma análise dos últimos 20 anos de pesquisa em fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, como o ibuprofeno, sugeriu que as drogas estão ligadas à síndrome do intestino solto, ou seja, deixa as paredes dos intestinos mais permeáveis. Os estudiosos afirmaram que os medicamentos podem causar inflamação intestinal.

A inflamação intestinal e permeabilidade causada por AINEs é um problema, pois permite que substâncias tóxicas vazem para a corrente sanguínea. Quando isso acontece, uma resposta autoimune pode ser acionada, o que impede a digestão e a absorção eficaz de nutrientes, segundo os pesquisadores. Quando o intestino é mais permeável do que deveria ser, também pode eliminar glúten no sangue. Em pessoas que têm predisposição para a doença celíaca, os cientistas acreditam que o processo pode levar a reações adversas à substância.

Entre as consequências, estão diarreia, inchaço, flatulência, dor abdominal, perda de peso e cansaço. A doença celíaca é autoimune, o sistema imunológico ataca erroneamente tecidos saudáveis. Não há cura, mas uma dieta sem glúten pode ajudar a controlar os sintomas e prevenir complicações a longo prazo.

Fonte: Saúde Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *