Hábitos saudáveis são fundamentais contra o câncer, alerta oncologista

Dr. Fernando Sabino lista dicas preventivas contra a doença que deve somar mais de 500 mil novos casos em 2016

Family on bikes outdoors smiling

Entre os mais 500 mil novos casos de câncer esperados para 2016, o de mama deverá ser o mais comum. Já entre os homens, o maior problema será o câncer de próstata. O tipo mais incidente em ambos os sexos será o câncer de pele e o de pulmão. Em entrevista ao Mais News, o oncologista Fernando Sabino repercute estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e lista dicas preventivas contra a doença.

Integrante do Comitê Científico do Instituto Lado a Lado, o médico aponta que homens e mulheres precisam ter uma alimentação mais saudável. Tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, obesidade e sedentarismo merecem atenção.

“Procurar ter uma alimentação com uma maior qualidade, evitar os excessos com bebida alcoólica, quem fuma começar a procurar os programas de cessação do tabagismo, quem está acima do peso tentar perder peso e colocar na rotina diária a atividade física”, alerta.

Em relação aos exames periódicos, o Dr. Fernando Sabino explica que as recomendações são específicas para cada tipo de câncer. “Mas no geral o que a gente pode orientar a população é, em caso de apresentar algum sintoma como dor, perda de peso inexplicada, sangramento nas fezes ou na urina, procurar um auxílio médico porque pode ser um sinal de que algo está acontecendo”, afirma.

Fatores de risco

O oncologista aponta que, nos cânceres de mama e próstata, os fatores genéticos respondem apenas por menos de 10% dos casos. No Brasil, os fatores culturais influenciam no aparecimento da doença.

No norte do País, o câncer de mama não será o mais incidente entre as mulheres e sim o câncer de colo do útero. No Sul, onde o consumo de carne vermelha é tradição da região, o câncer de mama será o que mais vai afetar as gaúchas. Doze milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer a cada ano.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *