Exercícios físicos previnem cancro da mama, afirma preparador físico

download (1)

Falando à Angop sobre ” Formas de prevenção e combate ao cancro da mama”, Wilson Guimarães assegurou que o exercício físico é um óptimo aliado para prevenir o câncer de mama, principalmente em mulheres na menopausa.

Esclareceu que o risco do cancro da mama é minimizado com exercícios, pois, ao estimular a circulação sanguínea, regula substâncias químicas e hormónios  como o estrogênio  e progesterona  no organismo.

Explicou ainda que além disso a actividade física previne ao mesmo tempo o envelhecimento precoce das células e inibe o desequilíbrio hormonal, sendo um importante factor de prevenção de vários tipos  de câncer.

Disse que os exercícios devem ser bem orientados, principalmente para as mulheres sedentárias, que não praticam aulas de aoeróbica a bastante tempo.

Para o professor, a prática do exercício físico deve ser encorajada no seio da juventude e da população em geral, com vista a prevenir determinadas doenças, além do cancro da mama.

“ O indivíduo que pratica torna-se mais saudável e consegue prevenir certas doenças” referiu, tendo afirmado que quem fica sedentário tem muito a perder, pois a qualidade de vida nunca é a mesma” acrescentou.

De acordo com o responsável pelo menos 25 porcento dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos pelos menos, duas horas e meia por semana.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os últimos dados disponíveis de 2008, cerca de 7,6 milhões de pessoas morreram de câncer, das quais 460 mil foram mulheres vítimas do câncer de mama e 610 mil pessoas que sofreram câncer de cólon.

Recentes pesquisas mostram que das 7,6 milhões de mortes, 3,2 milhões estão relacionadas com a ausência de actividade física.

www.farmasupply.com.br

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/saude/2014/6/27/Exercicios-fisicos-previnem-cancro-mama-afirma-preparador-fisico,95109a44-4c16-47f4-9d5c-be45e698db0a.html

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *