8 perguntas e respostas sobre HIV e AIDS

Ao contrario do que muita pessoas acreditam, ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids.

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Quais são os sintomas do HIV?

Muitas pessoas com HIV não apresentam sintomas durante anos. Você deve ser testado para saber se você tem HIV.

Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebido. Veja:

  • Sentindo-se cansado o tempo todo;
  • Febres frequentes;
  • Diarreia que dura mais de uma semana;
  • Gânglios inchados no pescoço, axilas, ou virilhas;
  • Suando muito à noite;
  • Rápida perda de peso sem fazer dieta;
  • Manchas brancas ou manchas incomuns na língua, na boca ou na garganta;
  • Erupções cutâneas persistentes ou pele escamosa;
  • A perda de memória, depressão e outras desordens neurológicas;
  • Infecções persistentes ou frequentes levedura (oral ou vaginal).

O que é a AIDS?

A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.

Quanto tempo leva para desenvolver a AIDS?

Não há tempo definido quando o HIV pode se tornar AIDS. É importante conversar com seu médico sobre suas opções de tratamento para HIV.

Onde posso fazer o teste de HIV?

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, temos os exames laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento – CTA (ver localização pelo país). Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).
A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

Posso contrair o HIV através do contato casual como abraços e apertos de mão?

Não. O HIV não é transmitido através do contato do dia-a-dia no local de trabalho, escolas, ou contextos sociais. O HIV não é transmitido através do contato casual, como aperto de mãos, abraços ou beijos. Além disso, você não pode contrair o HIV de bebedouros, maçanetas, copos, pratos, assentos sanitários, ou comida.

Qual a ligação entre o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis?

Ter uma doença sexualmente transmissível (DST), como herpes, gonorreia, sífilis, clamídia pode aumentar o risco de uma pessoa de se infectar com o HIV, mesmo que a DST não cause feridas abertas na pele. Ter uma DST pode torná-lo mais propensos a contrair o HIV durante o contato sexual com alguém que tem HIV. Além disso, se alguém tem HIV e outra DST, eles são mais propensos a transmitir o HIV através do contato sexual do que alguém que só tem HIV sozinho.

Posso contrair o HIV de piercing ou fazendo uma tatuagem?

Você pode contrair o HIV de piercing ou fazer uma tatuagem, se as ferramentas têm sangue infectado com eles e não tenham sido esterilizados ou desinfectados. É recomenda a limpeza e esterilização dos instrumentos que penetram a pele, incluindo aqueles usados ​​durante a perfuração do corpo e tatuagem completa. Ou eles devem ser usados ​​uma vez e descartados. Se você está pensando em fazer uma tatuagem ou um piercing, certifique-se de pedir aos funcionários sobre o que fazer para evitar a propagação do HIV.

Posso contrair o HIV dos mosquitos?

Não, você não pode contrair HIV através da picada de insetos hematófagos como mosquitos. Estudos não têm demonstrado qualquer evidência de que você pode contrair o HIV a partir de mosquitos ou quaisquer outros insetos. Mesmo em áreas com muitos casos de AIDS e muitos mosquitos, foram mostrados não há casos de pessoas recebendo o HIV de insetos. Quando um inseto morde você, ele injeta sua própria saliva e não o seu próprio sangue ou sangue de outra pessoa. Mesmo se a picadas de mosquito alguém que tem o vírus, o inseto não contrair o HIV e não pode transmitir o HIV para o próximo humano ele morde.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *